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O QUE É STREETWEAR?

Streetwear: saiba tudo sobre a moda de rua 

 

A definição do dicionário do termo streetwear é até bastante simples: moda de rua. Mas essa definição não faz jus ao que se tornou este fenômeno de varejo multibilionário com raízes nas contraculturas das décadas de 1970, 1980 e 1990, incluindo graffitihip-hop, skate e surf. 

Em essência, streetwear envolve a produção, promoção, venda e revenda de moda casual, principalmente de calçados, como tênis, mas também camisetasbonésjaquetas e outros itens. Essas maneiras contornam os canais de varejo tradicionais, muitas vezes subvertendo a forma como a indústria da moda define o que é fashion o suficiente para se tornar lucrativo.  

 

 

Origem nas culturas marginais 

 

Embora haja muitas teorias das origens da moda streetwear, acredita-se que ela tenha começado no final dos anos 1970. Foi uma época onde vários estilos musicais afloravam, com o destaque aqui para o punk rock e o hip-hop. Como tal, as marcas de streetwear do final dos anos 70 e dos anos 80 emprestaram muito da estética "do it yourself" das culturas punk, new wave e heavy metal. 

Muitos surfistas e skatistas também adotaram essa abordagem DIY, produzindo suas próprias pranchas e camisetas legais com seus próprios designs. O mais notável dos pioneiros de camisetas DIY foi o designer de pranchas de surfe Shawn Stussy, que começou a vender drops de camisetas impressas com a mesma assinatura que ele colocava em suas próprias pranchas de surfe personalizadas. À medida que Stussy se tornou um ícone pop, a popularidade de suas pranchas de surfe e roupas também aumentou. 

É por causa da notoriedade da marca Stussy que alguns podem argumentar que o streetwear tem menos a ver com a expressão urbana do que se pensava, uma vez que foi uma empresa de surf que foi o trampolim para o sucesso da moda streetwear. Revistas especializadas na cultura streetwear dizem que a Stussy pegou uma marca de camisetas multifacetada e subculturalmente diversa, baseada no estilo de vida do sul da Califórnia, e imitou a sensação limitada de uma marca de luxo de ponta. Essas são as duas características mais importantes da criação de uma marca na moda streetwear: camisetas e exclusividade.